Notícias


09/09/19 Tempo de leitura: 2 min Por: Greenlegis

Marcadas audiências públicas para debate sobre a modernização das NR7, NR9 e NR17 de Segurança e Saúde no Trabalho


Compartilhe com sua equipe:

As audiências públicas para debater o processo de modernização das Normas Regulamentadoras (NR’s) de Segurança e Saúde do Trabalho 07 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), 09 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e 17 (Ergonomia) já estão marcadas para serem realizadas em São Paulo (SP).
Elas serão realizadas nos dias 10 e 11 de setembro na sede da Fundacentro, com o objetivo de promover a discussão do tema entre especialistas, representantes governamentais, dos trabalhadores, dos empregadores e da população em geral, em ambiente de plena participação da sociedade no processo da revisão das NR’s.
Serão oferecidas, separadamente, vagas para a participação presencial e para a participação virtual. As vagas são limitadas (120 presenciais no auditório, 70 em salas anexas ao auditório e 100 para participação por videoconferência). Após as palestras, os inscritos poderão encaminhar perguntas aos palestrantes.
O processo de modernização das NR7, NR9 e NR17 também está recebendo contribuições por meio de processo de consulta pública, em ambiente eletrônico. É só acessar o link participa.br/secretaria-de-trabalho e incluir as sugestões diretamente no documento eletrônico. Atenção ao prazo: as contribuições serão recebidas até 28 de setembro de 2019.

Atualização

O Governo Federal lançou em 30 de julho, no Palácio do Planalto, um amplo processo de atualização de regras que regulam o universo trabalhista brasileiro. Foram anunciadas a modernização das Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Saúde no Trabalho e a consolidação e simplificação de decretos trabalhistas. As medidas vão garantir a segurança do trabalhador e regras mais claras e racionais, capazes de estimular a economia e gerar mais empregos.
O trabalho de modernização das NRs, que está sendo executada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, envolverá todas as 36 normas em vigor. As primeiras atualizações já foram concluídas. Houve a revisão de duas normas regulamentadoras: a da NR-1, que trata das disposições gerais sobre saúde e segurança e da NR-12, sobre a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos. Também foi decidida pela revogação da NR2, sobre inspeção prévia.
As Normas Regulamentadoras são disposições complementares ao capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que explicitam as obrigações, os direitos e os deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

Serviço:
Audiências públicas – Modernização NRs

Data Horário Links para as inscrições
NR09 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
10/09

13h às 17h30
Inscrições para participação presencial
Inscrições para participação virtual
NR7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
11/09

9h às 12h
Inscrições para participação presencial
Inscrições para participação virtual

NR17 Ergonomia

11/09

13h30 às 17h30
Inscrições para participação presencial
Inscrições para participação virtual

Fonte: trabalho.org.br

Com o Sistema GreenLegis – Conformidade Legal a sua empresa poderá conhecer e controlar o atendimento aos requisitos legais aplicáveis às suas atividades e produtos, considerando o escopo de uma gestão ambiental responsável e certificável ou a prevenção de responsabilidades jurídicas (sanções em ações administrativas, trabalhistas, cíveis e criminais).


Veja também

Fale com a nossa
equipe comercial

Preencha o formulário que em breve entraremos em
contato para agendar uma demonstração gratuita.