Notícias


24/05/17 Tempo de leitura: 2 min Por: Greenlegis

Boas práticas em Gestão Ambiental: dicas importantes e simples para aplicar em sua empresa


Compartilhe com sua equipe:

Há práticas que juntam o útil ao agradável, e é exatamente o que acontece quando se fala de gestão ambiental. Além de contribuir com o planeta, melhorando o uso dos recursos naturais, é possível cortar custos através da reutilização de materiais e do combate ao desperdício. Empresas que adotam boas práticas em gestão ambiental são regidas por uma palavra-chave: sustentabilidade.

É essencial racionar o consumo de recursos não renováveis e a geração de resíduos, que tem grande impacto ambiental. As boas práticas podem ser aplicadas em várias esferas, do governo federal às residências. Em empresas, dependendo do porte e do perfil, é possível implantar ações simples que farão com que o público as veja como inovadoras e responsáveis.

 

Quatro pontos básicos devem ser observados para uma gestão ambiental adequada:

 

  1. Água: combater o desperdício é fundamental;
  2. Energia: não só combater o desperdício, mas buscar fontes alternativas;
  3. Resíduos sólidos: controlar a criação e dar uma destinação correta;
  4. Transportes: organizar o uso de veículos, adotar combustíveis renováveis e priorizar transportes coletivos.

 

Dicas de boas práticas em gestão ambiental para adotar na sua empresa

 

Dentro da empresa, o noticia Brasil Diverso dá dicas de boas práticas em gestão ambiental para serem colocadas em prática o quanto antes:

  1. Quanto a água: deve-se ajustar a descarga, para um consumo menor; torneiras devem ter temporizador; instalações hidráulicas precisam de revisões periódicas; a água da chuva pode ser aproveitada.
  2. Energias eólica e solar são boas opções à elétrica; lâmpadas podem ser mais econômicas; equipamentos devem ser utilizados de forma inteligente, otimizada; aparelhos com o selo Procel apresentam melhores índices de eficiência energética.
  3. Resíduos sólidos devem ser separados devidamente para reutilização ou reciclagem, e deve-se buscar opções que gerem menos resíduos, como produtos sem embalagens.

É importante ressaltar que todas as adequações relacionadas a gestão ambiental não adiantam nada se não houver um processo de conscientização dentro da organização. Cartilhas e palestras podem ajudar a difundir boas práticas e incentivar a economia dos recursos naturais não renováveis.


Veja também

Fale com a nossa
equipe comercial

Preencha o formulário que em breve entraremos em
contato para agendar uma demonstração gratuita.